terça-feira, 21 de maio de 2013

Sistema de alarme nos Estados Unidos

Com o tornado que avassalou Oklahoma, nos Estados Unidos, segunda-feira, lembrei-me de um fato que aconteceu durante nossa viagem em solo americano este ano. Saímos de Miami rumo a Key West, na Flórida, em um dia de sol muito bonito.
Key West fica a cerca de 300 quilômetros de Miami e, por isso, saímos cedo para poder curtir um pouco da cidade, já que voltaríamos no mesmo dia. Contudo, não indico isso... Quem quiser conhecer Key West deve ficar hospedado em algum hotel, pois a cidade tem muitos atrativos que, em um dia apenas, é impossível conhecer.
Então, no meio do caminho estávamos ouvindo rádio e, de repente, a música parou, soaram três “apitos” e foi dado o aviso de tempestade, com ventos a 58 milhas por hora... Como o tempo ainda estava bom, seguimos viagem.
Perto de meio-dia, começou a chover e veio a tal tempestade anunciada na rádio. Era tão forte que tivemos que parar no estacionamento de uma escola e esperar. Depois de um tempo, continuamos, uma vez que estávamos perto de Key West e não valia a pena voltar para Miami.
Quando chegamos na cidade, algumas ruas estavam alagadas, mas a polícia local já havia desviado o trânsito e, em poucas horas, a água já tinha sido escoada. Por incrível que pareça, o sol voltou e foi possível aproveitar o restante da tarde, inclusive assistindo ao pôr do sol na Marina de Key West.
Bem, contei a história apenas para ressaltar como os Estados Unidos estão preparados para tempestades e outros sinistros. O sistema de alarme, por meio de aviso nas rádios (e há outros meios também) - e com antecedência -, faz com que a população se prepare.
Alguns países (???) deveriam se inspirar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...